Exibição de vídeo sobre violência contra a mulher será obrigatório

Crianças e adolescentes são influenciados negativamente com cenas de violência, que muitas vezes são presenciadas dentro do próprio ambiente familiar. Com o objetivo de conscientizá-las que este ato é crime, e que deve ser denunciado, a Câmara Municipal, aprovou nosso projeto de lei que obriga a apresentação de vídeo educativo, contendo conhecimentos básicos sobre a Lei Maria da Penha, para alunos das escolas públicas municipais de ensino fundamental.


A proposta é de grande alcance principalmente para as crianças que precisam ter conhecimento que violência doméstica é crime. É triste a violência contra a mulher em nosso país. Ela se alastra de forma crescente. Quando ligamos a televisão é só crime passional, por isso precisamos educar as crianças desde cedo. Porque é durante a formação da criança que se leva conhecimentos como este.

O conteúdo da lei, deverá ser transmitido pelo menos uma vez por ano, devendo obrigatoriamente ser divulgado na semana comemorativa ao dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. O PL tem como propósito contribuir para o conhecimento no âmbito das comunidades escolares da Lei nº 11.340/2006, a Lei Maria da Penha, e impulsionar a reflexão crítica entre estudantes, professores e comunidade escolar sobre a violência contra a mulher.


O vídeo será elaborado por profissionais de comunicação e arte dramática. A Secretaria Municipal de Educação deverá promover a distribuição do vídeo, que será alocado em dispositivo compatível com a estrutura das escolas municipais, que se encarregarão de transmiti-lo, visando dar efetividade a Lei.

Comentários